O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015 vai ficar mais barato para o motorista gaúcho. O valor do imposto caiu 3,1% em comparação com o ano passado. Para quem não tem multa e pagar até 2 de janeiro, o desconto pode chegar a 27,2%. Os números foram anunciados na tarde de segunda-feira (15) pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.
A arrecadação tem início a partir desta quarta-feira (17). Até o dia 2 de janeiro, além dos descontos do Bom Motorista, Bom Cidadão e da antecipação, não incide a correção pela UPF/RS. Mais informações podem ser encontradas no site IPVA 2015.
A novidade é que não haverá envio de boleto para a casa do contribuinte através dos Correios. O pagamento deve ser feito diretamente nas agências bancárias. A consulta unificada pode ser feita pela internet.
DESCONTOS
O pagamento integral antecipado do IPVA com desconto de 3% e sem a atualização da UPF poderá ser feito somente até 2 de janeiro de 2014. A partir dessa data, o pagamento antecipado do imposto poderá ser feito até março com descontos no parcelamento. Para tanto, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro, sendo as duas subsequentes em fevereiro e março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.
Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo.
Os descontos para bons motoristas são de 10% e 15%, para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do estado no período entre novembro de 2013 e outubro de 2014 e entre novembro de 2012 e outubro de 2014, respectivamente.
Já o desconto do Bom Cidadão decorre da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Será de 5% para quem possuir 100 notas ou mais, e de 2% para quem tiver de 1 a 99 notas devidamente registradas. São computadas as notas de compras realizadas a partir de 1º de novembro de 2013 e registradas no sistema até o dia 31 de outubro de 2014.
Além disso, o IPVA também gera pontos bônus no Programa da NFG. São mil pontos bônus para o pagamento do IPVA antecipado até 02/01/2015 e 500 pontos bônus para quem cadastrar o e-mail para substituir o recebimento da "carta do IPVA" em papel pela Carta Eletrônica.
CONFIRA AS ALÍQUOTAS DO IMPOSTO NO RS:
Automóveis e caminhonetes - 3%
Ônibus, microonibus, caminhões/locadoras - 1%
Motocicletas - 2%
Fonte: Site G1